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sexta-feira, 22 de julho de 2011

Sucesso no Terra, 'Galinha Pintadinha' foca o mercado latino.


 
 
 
 
 
 
 
 

Três anos depois de ter seu primeiro DVD lançado, a Galinha Pintadinha se prepara para atravessar as fronteiras nacionais. A personagem, febre na internet com clipes musicais animados envolvendo sucessos do cancioneiro popular como "O Sapo não Lava o Pé" e "Meu Pintinho Amarelinho", ganhará versões de suas músicas também em espanhol, apostando no nicho latino-americano. Atualmente, a coleção completa do fenômeno infantil está disponível no Terra Video Store.

A nova fase do projeto dos ex-publicitários Marcos Luporini e Juliano Prado está sendo tocada no México, onde as canções receberão traduções para a língua espanhola. "Estamos traçando mais ou menos o mesmo caminho que fizemos no Brasil, que é colocar os vídeos no You Tube, divulgá-los e ver qual será a resposta. Se ela for legal, iremos avançando aos poucos na parte comercial", explica Prado.
A entrada no novo mercado não ocorre por acaso. Galinha Pintadinha se tornou nos últimos anos um dos negócios de entretenimento mais bem-sucedidos da web, com clipes atingindo a marca 250 milhões de acessos - diariamente, quase 800 mil. Seus dois DVDs, o primeiro lançado pela Europa Filmes e o segundo pela Somlivre, já venderam mais de 400 mil cópias, alcançando a certificação de Disco Triplo de Platina. E os produtos ligados à personagem, atualmente em fase de licenciamento, devem chegar a 200 nos próximos meses, entre brinquedos, livros, material para festas e jogos.
Nada mal para um simples projeto musical que começou sem grandes pretensões. Inicialmente, Marcos, então no meio publicitário, e trabalhando com jingles, queria apenas gravar algumas canções. "A ideia surgiu por acaso", explica. "Hoje, eu tenho um filho de 8 meses, mas, na época, não tinha e nem tinha intenção de ter um, apesar de sempre ter gostado de crianças".
Por volta de 2004, no entanto, os dois sócios resolveram fazer algumas animações-piloto para tentar passá-las para canais de televisão. Em certa ocasião chegaram a marcar uma reunião com uma empresa paulistana para apresentar os desenhos, mas, por falta de tempo, acabaram colocando uma coletânea de vídeos musicais no YouTube. Os vídeos ficaram esquecidos durante seis meses antes que a dupla percebesse o sucesso que haviam criado. "Quando fomos ver, tínhamos mais de meio milhão de acessos e um monte de elogios. Isso nos levou a fazer o DVD em 2008 e aí a coisa foi crescendo sozinha, de forma exponencial", diz Prado.
Cancioneiro Popular
Um dos motivos do sucesso de Galinha Pintadinha está no uso de canções conhecidas há gerações por todos os brasileiros e praticamente ignoradas pelo mercado de entretenimento infantil nos últimos anos. "A área necessitava de renovação. A Xuxa tinha explorado muito essa questão do cancioneiro popular, mas ela acabou saindo um pouco de cena, deixando um vácuo. Então, era uma carência de mercado que, sem querer, conseguimos preencher."
Para Prado, tais canções acabaram ganhando papel de peça fundamental no desenvolvimento de crianças e só precisavam de um novo formato para serem reinseridas na mídia. "A grande força do projeto está nas músicas tradicionais testadas e aprovadas por gerações. Até o perfil de utilização do produto é favorável nesse sentido, por que a mãe, o pai, a avó se reúnem com as crianças para cantar", explica, corroborado pelo sócio. "O cancioneiro popular liga as crianças às suas raízes, promovendo uma aproximação com as gerações anteriores".
O desafio agora é testar se as mesmas músicas de sucesso no Brasil atingirão tamanha popularidade em países como Argentina, México e EUA, já que muitas delas sequer existem em língua hispânica. Por isso, o investimento financeiro atualmente voltado para a nova fase de a Galinha é baixo, até para evitar o risco de se apostar demais em um negócio cuja rentabilidade ainda não foi comprovada.
"Faremos apenas uma ou outra adaptação em relação à animação, mais pela questão das rimas e de sincronia com os lábios dos personagens. Por uma questão de custo de produção, o mais importante é aproveitarmos o que já temos, até porque começamos com a Galinha há quatro anos, então hoje é um outro cenário. É impossível saber se conseguiremos reproduzir no resto da América Latina o que conseguimos aqui".
A única certeza dos dois para se lançarem na nova empreitada foi a percepção da existência de um vácuo também nos países de língua hispânica em relação ao entretenimento infantil, o que pode gerar interesse dos pequenos e de seus pais nas canções educativas adaptadas para o espanhol.
"Parece que a situação desses países é a mesma da nossa. O trabalho deu certo por ser uma coisa caprichada, ter um certo padrão. É um trabalho profissional, não uma videocassetada, um vídeo feito em fundo de quintal. E esse tipo de abordagem que fazemos não é muito comum, então também pode funcionar com eles, ainda que as canções sejam encaradas como inéditas".
Só quem tem um bebê em casa sabe na pratica com essa turminha é um sucesso!!

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